segunda-feira, 8 de junho de 2009

PNEP - 2008-2009 - 6.ª Sessão - 03-03-2009


Domínio: O Ensino da Leitura: A compreensão de Textos.


Objectivos da Intervenção
:


- Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza.

- Conhecer a estrutura de um texto instrucional.

- Mobilizar o conhecimento prévio.

- Preparar e realizar uma actividade com procedimentos sequenciais.


Desenvolvimento das actividades:


- Apresentação oral da história “O Tesouro do Rei Lambão”, com uma pequena dramatização, feita pelo professor.

- Através de um texto instrucional, apresentado em PowerPoint, os alunos, com a ajuda do professor leram e seguiram as instruções para descobrirem as quatro pistas do jogo “A Caça ao Tesouro do Rei Lambão”.

- Os alunos, à medida que desvendavam as pistas, encontravam as quatro partes (título, ingredientes, modo de preparação e imagem do Bolo de iogurte) do tesouro do Rei Lambão. Cada parte do Tesouro foi colada, no local correcto, no cartaz do cozinheiro.

- Leitura, em voz alta, do “Tesouro do Rei”: a receita do Bolo de Iogurte.

- Confecção da receita do bolo de iogurte, no refeitório.

-Exploração do texto e das suas partes constituintes: título, ingredientes e preparação.

- Identificação do tipo de texto estudado - texto instrucional.

-Referência a outros tipos de textos instrucionais.

- Realização de uma Ficha de Trabalho.

- Realização do Roteiro de Leitura.

- Preenchimento da Ficha de Auto-Avaliação.

Recursos:

- Computador.
- Powerpoint.
- Cartolina.
- Ingredientes para o bolo de iogurte: ovos, farinha, açúcar, óleo e iogurte.
- Batedeira.
- “Patusca”.
- Chapéu de cozinheiro.
- Caneta/Lápis de cor
- Tesoura/cola.
- Quadro.
- Ficha/Roteiro de Leitura.
- Ficha de Trabalho/ Auto-Avaliação.
- Brochura do PNEP: O ensino da Leitura: A compreensão de textos.



Veja aqui a Ficha de Trabalho.

Veja aqui o Roteiro de Leitura.

Veja aqui a Ficha de Auto-Avaliação.

Reflexão:


" As actividades de decifração nunca devem ser separadas do verdadeiro sentido da leitura e da compreensão, isto é, devem ocorrer sempre em contexto de leitura significativa para a criança". (Sim-Sim, 2007).
A escola é o grande iniciador da leitura para a maioria das crianças. Deverá, por isso, garantir que esta actividade seja aprendida em situações de forte significação pessoal. Para isso, a leitura não pode ser apresentada como uma actividade mecânica, mas como uma actividade construtiva e empenhada do aluno, como algo a ser compreendido por referência àquilo que a criança já sabe e àquilo que quer saber para alcançar os seus objectivos. Só quando a criança conseguir estabelecer estes vínculos e perceber o valor e utilidade instrumental da leitura é que poderá empenhar-se na leitura de modo tão completo que assegure que o acto de ler é um verdadeiro acto de aprendizagem.
A sessão decorreu bastante bem para a turma em questão. Os alunos colaboraram sempre, demonstrando bastante motivação. A antecipação ao tema do texto foi, a meu ver, bastante motivadora com a apresentação da história, em PowerPoint, “O Tesouro do Rei Lambão”, seguida da realização do jogo “A Caça ao Tesouro do Rei Lambão”. Assim, de forma lúdica e atraente, aos poucos, foi sendo fácil para os alunos adivinharem o tema.
O jogo, além de motivador, foi permitindo aos alunos a activação dos conhecimentos, à medida que iam descobrindo as pistas e afixando no quadro.
Assim que o “Cartaz Cozinheiro” ficou completo, os alunos anteciparam, o que se seguiria, bem como as fases da confecção de um bolo, o título, os materiais e a sua preparação. Nesta fase, foi fácil realizar a leitura integral da receita, com a minha ajuda (pois não podemos esquecer que é uma turma do 1.º ano), bem como fazer uma análise da estrutura do texto instrucional. Aqui, conseguiram compreender o que lhes era pedido distinguindo muito bem as partes do texto instrucional. Entenderam também que um Texto Instrucional não se traduz apenas numa receita culinária. Durante a realização da receita, com a ajuda e participação de todos, verificaram, “in loco”, a importância das partes constituintes da receita. Seguiu-se o preenchimento do “Roteiro de Leitura”. Verifiquei com agrado que não sentiram grandes dificuldades. O carácter lúdico da sessão promoveu, quase sempre um interesse e uma concentração elevada de todos os alunos.
Em suma: os textos são unidades de ensino/aprendizagem, onde o aluno deve participar activamente, não apenas copiando ou reproduzindo, mas interagindo com ele. Segundo Ana Maria Kaufman e Maria Elena Rodríguez (Leitura e Produção de Textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995), a capacidade alcançada no domínio destes textos incide directamente na nossa actividade diária concreta. O seu uso frequente e sua utilidade imediata justificam o trabalho escolar de abordagem e de produção de algumas de suas variedades, como é o caso da receita. A escola e os professores, muitas vezes, acomodam-se aos textos já prontos e esquecem-se de olhar para a realidade de seus alunos e explorar textos que fazem parte do seu quotidiano, facilitando a sua compreensão e incentivando a produção textual.
Os textos instrucionais são exemplos bem simples disto, pois estão presentes na comunidade e na vida escolar, possibilitando um melhor entendimento do aluno, ajudando-o a seguir instruções e regras, bem como a melhorar a sua atenção, raciocínio lógico e disciplina.
No global, considero que os objectivos a que me propus para esta sessão foram francamente atingidos.

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