segunda-feira, 8 de junho de 2009

PNEP - 2008-2009 - 7.ª Sessão - 17/04/2009


Domínio: A utilização do computador como recurso de aprendizagem da língua por adultos e por crianças.


Objectivos da Intervenção:


- Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza.

- Ligar/desligar em segurança um computador.

- Conhecer os factores de risco e de prevenção a tomar quando se trabalha com determinado tipo de equipamento tecnológico.

- Usar vários periféricos num computador (impressora, teclado, rato…).

- Rentabilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação nas tarefas de construção do conhecimento em diversos contextos do mundo actual.

- Usar a internet para obter, transmitir e publicar informação (iniciar um programa de navegação- Browser, identificar e usar um motor de busca para pesquisar informação, obter informação sobre viagens, horários, preços, via Web, para planear uma viagem ou visita).


Desenvolvimento das actividades:


Na sala de aula:

- Diálogo com os alunos sobre a tarefa a realizar:

· Apresentação de um PowerPoint sobre algumas noções básicas de como operar/trabalhar com o computador/Internet.

· Trabalho de pesquisa sobre o Jardim Zoológico de Lisboa.

Na sala de informática:


- Divisão da turma em grupos de dois alunos por cada computador.

- Distribuição de uma ficha de trabalho a cada aluno.

- Escrita do endereço electrónico na barra de endereços: http://www.zoolisboa.pt/

- Exploração do ecrã com a antecipação de conteúdos apresentados pelo mesmo.

- Leitura do ecrã (página principal, menu…), com base no modelo de leitura em “zapping” ou rápida de alguns assuntos.

- Exploração das páginas do site, através do diálogo (recurso ao modelo de leitura ascendente e a uma leitura selectiva) para preenchimento da ficha de trabalho.

- Preenchimento da ficha de auto-avaliação.


Recursos:

- Caneta.
- Computadores.
- PowerPoint.
- Internet.
- Ficha de Trabalho/ Auto-Avaliação.
- Brochura do PNEP: As Implicações das TIC no ensino da Língua.
- Brochura do PNEP: As Implicações das TIC no ensino da Leitura.

Veja aqui a ficha de trabalho.

Veja aqui a ficha de Auto-Avaliação.

Reflexão:


A mobilização de processos interactivos é indispensável na pesquisa de informação na Internet. Se o aluno não souber o que procura, se não tiver um projecto de leitura ou de pesquisa pode fazer uma «leitura aleatória» ou «zapping», mas passa muito tempo sem encontrar elementos que lhe possam ser úteis para a realização de uma determinada tarefa.” (BARBEIRO, LUÍS e TAVARES, CLARA, As implicações das TIC (2) no ensino da língua, pág.13).
Apesar de sabermos que a grande maioria dos nossos alunos sabem “mexer” ou utilizar os computadores, sabemos também, que por vezes, não têm maturidade para os utilizarem, sozinhos, como uma ferramenta de aprendizagem. Assim, achei por bem começar por fazer uma apresentação em PowerPoint sobre algumas noções básicas de como operar/trabalhar com o computador/Internet. Esta actividade, despertou muito interesse e curiosidade nos alunos, pois concluíram que, afinal, ainda tinham muito para aprender sobre computadores. Acabaram por perceber que o computador pode ser visto como uma ferramenta pedagógica para criar um ambiente interactivo que proporcione ao aluno, investigar, levantar hipóteses, pesquisar, criar e assim construir seu próprio conhecimento.
Assim, e após esta “mini acção de formação TIC”, lancei a proposta de trabalho: uma pesquisa sobre o Jardim Zoológico de Lisboa, como forma de começarem a preparar a visita que têm programada para breve. Fomos então fazer uma visita virtual antes da visita presencial. Para que o trabalho fosse o mais autónomo possível e não houvesse muita dispersão apresentei-lhes uma ficha de trabalho que também serviu de “guião de pesquisa orientada”. Isto porque, “Conhecimento não se reduz a informação. Esta é um primeiro estágio daquele. Conhecer implica um segundo estágio, o de trabalhar com as informações classificando-as, analisando-as e contextualizando-as... Esse trabalho de seleccionar, analisar, contextualizar as informações, discutir suas fontes, suas implicações é tarefa da escola. Assim, na escola os professores vão ajudando os alunos a construírem os conhecimentos, o que envolve avançar para os níveis mais elevados da simples informação e para os níveis mais complexos do decidir. Decidir as finalidades, a direcção de sentido que os alunos vão imprimir ao conhecimento de que se apossam, a utilizá-los com sabedoria.” (Selma Garrido Pimenta, Projecto Pedagógico e Identidade da Escola – transcrição da palestra proferida num encontro de Educadores, Taubaté/SP, 1998).
Na Internet, há muita informação disponível, mas o que dá sentido a uma informação é a clareza em função do objectivo pretendido. A ficha de trabalho apresentada serviu para os ajudar a orientar, contextualizar, analisar e classificar as informações pretendidas, pois só assim se garante o acesso ao conhecimento. Daí a importância da mediação do professor.
Após esta sessão, pude uma vez mais confirmar que a utilização do computador,
como ferramenta de auxílio na aprendizagem, é muito importante para a construção do conhecimento dos alunos. Este tipo de actividade permite:
· A participação dos alunos na construção do seu próprio saber, pois eles trazem
com eles uma grande bagagem de informações, que servem como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos.
· Reforça a relação professor/aluno transformando-os em parceiros no processo ensino/aprendizagem.
· Desenvolve o pensamento crítico dos alunos.
· Estimula a pesquisa e a criatividade nos alunos.
O resultado desta sessão, a meu ver, foi positivo e, mostrou-me claramente que o computador é um instrumento que enriquece muito a prática, pedagógica; que o professor precisa estar preparado para o uso desta tecnologia; deve estar sempre o mais actualizado possível; tem que estar motivado pelo desejo de crescer, de aprender e também de ensinar e precisa ter consciência da necessidade de criar e inovar constantemente.
Em jeito de conclusão, não devemos esperar que o computador traga uma solução mágica e rápida para a educação, mas certamente, ele poderá ser usado pelo professor como um importante instrumento pedagógico, dando oportunidade ao aluno que amplie o seu conhecimento e a sua criatividade, pois afinal a criatividade não se ensina, constrói-se.

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