sábado, 13 de junho de 2009

PNEP -2008/2009 - 8.ª Sessão - 08/05/2009

Domínio: O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual, Gráfica e Ortográfica.


Objectivos da Intervenção:


-Trabalhar a produção de um texto, assegurando a mobilização de conhecimentos prévios e a sua articulação com novas informações.

- Criar autonomia na construção de texto a partir de um tema.

- Desenvolver uma relação positiva e pessoal com a escrita.

- Recolher, seleccionar e organizar informação.

- Enriquecer o léxico.

Desenvolvimento das actividades:

- Apresentação da proposta de trabalho (elaboração de um desdobrável para a visita de estudo ao Jardim Zoológico).

- Apresentação do tema: “A visita de estudo ao Jardim Zoológico”.

- Escolha/eleição de um animal sobre o qual se vai fazer um texto.

- Divisão da turma em grupos.

- Elaboração, no quadro, de uma chuva de ideias sobre o animal escolhido.

-Preenchimento/organização, individualmente, da chuva de ideias numa ficha/grelha estruturada em categorias de resposta.

- Produção de textos em pequenos grupos.

- Projecção dos vários textos elaborados pelos vários grupos, de forma a partilharem a informação.

- Colectivamente, com a ajuda do professor, os alunos escrevem o texto final, no quadro, com a ajuda da combinação de ideias dos vários textos apresentados.

- Cada grupo, escreve o texto final no computador.

Recursos:

- Ficha/grelha de trabalho.
- Quadro/giz.
- Folhas de acetato.
- Retroprojector.
- Canetas de acetato.
- Lápis/esferográfica.
- Computador.
- Brochura do PNEP:
O ensino da Escrita: A Dimensão Textual.
- Brochura do PNEP: O ensino da Escrita: A Dimensão Gráfica e Ortográfica.

Veja aqui a Ficha/Esquema de Trabalho.

Veja aqui o Texto Colectivo Final.

Reflexão:


Na aprendizagem da escrita a criança confronta-se com as dificuldades decorrentes do facto da escrita ser uma actividade individual, de não se poder apoiar no contexto comunicativo e de exigir estratégias de textualização e revisão, morosas e muito diferentes da oralidade.
É imprescindível o desenvolvimento do processo de leitura por meio de estratégias que levem os alunos a tornarem-se leitores críticos e cidadãos actuantes. Tendo por base os conhecimentos adquiridos na sessão anterior, os alunos partiram, mais confiantes, para a actividade proposta: construir um texto, sobre um animal do Jardim Zoológico de Lisboa, planificando, textualizando e revendo para melhorar e partilhar com os outros. No quadro, fez-se a chuva de palavras que seleccionaram e começaram por ordenar por categoria de respostas.
Foi necessário pensar como se deveria começar o texto, assim, foi distribuída uma ficha/esquema organizativa, previamente elaborada pelo professor, onde os alunos, individualmente, foram ordenando as ideias que surgiram da chuva de palavras. Depois, já em grupos, foi dada uma folha de acetato por grupo, para que começassem a construir o texto, com a ajuda da ficha/esquema, que serviu de ponto de partida para a redacção do texto (textualização). Os textos, de cada grupo, foram projectados, de forma a haver uma partilha de informação e, assim, partir-se para a construção do texto final com a ajuda da combinação de ideias dos vários textos apresentados. E foi isso que se sucedeu. Em conjunto, no quadro, foi-se organizando a estrutura do texto, que foi crescendo a pouco e pouco com a colaboração de todos. Com a ajuda do professor foi-se corrigindo as frases que se iam construindo, fazendo-se assim, a revisão. Os alunos recordaram e escreveram, em grupo, as palavras que enriqueceram o seu léxico e utilizaram-nas na construção das ideias/frases. A revisão do texto, foi feita ao mesmo tempo que este se ia produzindo, ao discutir a melhor forma de dizer o que se queria, a pontuação, os parágrafos e, em geral, tanto a ortografia como a semântica. Deu-se assim corpo à planificação, à textualização e à revisão.
Considero que, globalmente, esta sessão mostrou-se bastante profícua e proveitosa, revelando-se uma agradável surpresa. Designadamente porque, a partir da chuva de palavras foi possível aos alunos organizarem as ideias e, com o suporte da ficha de registo (que se revelou extraordinariamente útil) a organização textual e a própria expansão de ideias foi realizada de um modo mais estruturado e sustentado. Tornou-se possível não só aproveitar a informação contida, como seleccioná-la de acordo com critérios e enriquecê-la. Na próxima sessão faremos o desdobrável que irá servir para a visita de estudo, visto não ter sido possível concretizar esta tarefa hoje.

4 comentários:

  1. Vou copiar as tuas reflexões e inscrever-me na acção para o ano k vem, rsrsrs

    (a amiga das dores de cabeça, da figueira)

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  2. Colega! Se este meu modesto Blogue te servir para alguma coisa, é sinal que valeu a pena criá-lo...

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  3. Estou a fazer formaçao de portugues e agora afllita com a elaboraçao do portfolio. Foi pena nao ter descoberto este blog antes. ja teria o trabaalho quase feitoooooooooooooo

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  4. De facto foi pena... Pois o objectivo deste meu blog foi justamente partilhar o meu trabalho. Pena que mais colegas não façam isto. Já agora gostava de saber o seu nome. Bem-haja pela visita!

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