Domínios: O conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica e O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos.
Objectivos da Intervenção:
- Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza.
- Identificar actos ilocutórios expressos por diferentes tipos de frases;
- Desenvolver a capacidade de identificação do som inicial e final das palavras.
- Desenvolver a capacidade de isolar um determinado som na palavra.
- Identificar dois tipos de texto: narrativo e informativo.
- Desenvolver a compreensão global do texto.
Desenvolvimento das actividades:
- Leitura, em voz alta, pelo professor, da história “A Família Pontuação”.
- Exploração ideológica e lexical do texto, a fim de assegurar que o mesmo foi compreendido pelo grupo.
- Exploração fonológica da frase “A pontuação é como o sal: não pode ser esquecida nem se deve abusar dela”, apresentada no quadro: número de palavras, número de sílabas, identificação do som inicial e final de algumas palavras.
-Apresentação de um texto informativo sobre os sinais de pontuação e auxiliares da escrita.
-Leitura do texto, pelos alunos, individualmente e em voz alta.
- Diálogo com os alunos no sentido de aferir se existem dúvidas na aplicação destes sinais de pontuação.
- Realização uma ficha de trabalho individual.
- Elaboração de um cartaz sobre os sinais de pontuação e auxiliares da escrita.
- Preenchimento da ficha de auto-avaliação.
Recursos:
- Cartolina.
- Cola/ Tesoura.
- Lápis de carvão/ borracha.
- Lápis de cor/marcador/ esferográficas.
- Quadro/giz
- Ficha de Trabalho/ Auto-Avaliação.
- Brochura do PNEP: O conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica.
- Brochura do PNEP: O ensino da Leitura: A compreensão de textos.
- Brochura do PNEP: O Conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência Linguística.
Fotos da sessão
Veja aqui o texto "A Família Pontuação".
Veja aqui o Texto Informativo "Os Sinais de Pontuação.
Veja aqui a "Ficha de Trabalho".
Veja aqui a "Ficha de Auto-Avaliação".
Reflexão:
Denomina-se consciência fonológica a tomada de consciência das características formais da linguagem. Segundo Byrne e Fielding-Barnsley (Phonemic awareness and letter knowledge in child's acquisition of the alphabetic principle. In Journal of Educational Psychology, 81 (3), pp. 313-321, 1989), esta competência compreende dois níveis:
1. A consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras; as palavras, em sílabas e as sílabas, em fonemas.
2. A consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas.
Actividades como as realizadas nesta sessão são exemplos em que se utiliza a consciência fonológica associada ao conhecimento das regras de correspondência entre grafemas e fonemas permitindo à criança uma aquisição da escrita com maior facilidade, uma vez que possibilita a generalização e memorização destas relações (som - letra).
Muitas pesquisas apontam que grande parte das dificuldades das crianças na leitura e escrita está relacionada com problemas na consciência fonológica. Como diz S.R.K. Guimarães (Dificuldades no Desenvolvimento da Lectoescrita: O papel das Habilidades Metalinguísticas. In Psicologia: Teoria e Pesquisa. Jan-Abr 2003, vol 19 n. 1. Pp. 33 – 45), tais estudos sugerem que as crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita devem desenvolver desde a pré-escola, actividades de consciência fonológica como objectivo preventivo, a fim de minimizar as possíveis dificuldades futuras na aquisição da escrita.
Assim, penso que consegui levar os alunos a trabalhar/desenvolver a consciência de palavra, a consciência silábica e por fim, a consciência fonémica. Como os alunos estiveram sempre muito motivados e concentrados, fui sempre aumentando o grau de complexidade, ao qual responderam sempre com muito empenho e perseverança, estando sempre disponíveis a repetir as vezes necessárias até conseguirem realizar a tarefa proposta com sucesso.
Estas actividades partiram de um texto narrativo, previamente apresentado aos alunos “A Família Pontuação”. Aqui, e com base no título, antecipou-se o conteúdo do mesmo, levando-os a identificar o tema central e a relacioná-lo com os seus conhecimentos prévios acerca do tema. A apresentação do texto informativo, sobre os sinais de pontuação e os sinais auxiliares da escrita, penso que também foi bem entendido por todos, pois na realização da ficha de trabalho, não tiveram grande dificuldade em aplicar a informação retida. Na minha opinião, a maior dificuldade apresentada foi na compreensão global de textos, sobretudo quando solicitados a explicarem, por palavras próprias, os pequenos textos apresentados na ficha de trabalho.
O carácter lúdico de quase toda a sessão suscitou, quase sempre, um empenhamento e uma concentração elevada de todos os alunos.
No global, considero que os objectivos a que me propus para esta sessão foram atingidos.
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