Domínio: Formação de leitores: literatura para crianças e contextos de desenvolvimento da literacia.
Turma: 4.º A
Objectivos da Intervenção:
- Estimular nos alunos o prazer de ler, intensificando o contacto com o livro e a leitura na escola.
- Ouvir e ler histórias que correspondam aos interesses dos alunos.
- Exprimir-se oralmente de forma clara, criativa, confiante, autónoma e audível, com adequação ao objectivo comunicativo.
- Apreender a mensagem de um texto.
- Favorecer o poder criador dos alunos.
- Desenvolver a imaginação e sensibilidade.
- Sensibilizar para a leitura da poesia.
- Utilizar as Tic como um recurso para pesquisar a Biografia e Bibliografia da autora.
Desenvolvimento das actividades:
Actividade de pré-leitura:
- Em grupos de dois, os alunos pesquisaram na internet informações sobre a Biografia e Bibliografia da escritora.
- Elaboração de um cartaz com os dados recolhidos na internet.
Actividade durante a leitura:
Actividade pós-leitura:
- Foi proposto a um grupo, que recontassem a história.
- Apresentação do cartaz elaborado aos restantes alunos.
Recursos:
- Manual da História “O casamento da Gata”, de Luísa Ducla Soares.
- Computador.
- Internet.
- Powerpoint.
- Caneta.
- Cartolina.
- Tesoura.
- Folhas brancas.
- Cola.
- Brochura do PNL: “Está na hora da leitura”.
Fotos da Sessão
Filme do Casamento da Gata
Reflexão:
Vivemos, hoje, numa sociedade onde a informação é muito vasta. As novas tecnologias permitem um acesso rápido a todo o tipo de informação. Contudo, é necessário que nós, como professores, saibamos dar as indicações necessárias para que os alunos possam procurar a informação desejada, seleccionando e tratando essa mesma informação. Desta forma, os alunos desenvolveram as aprendizagens por si próprios, conscientes de que é necessário passar por um processo elaborado que não é só retirar tudo o que se encontra na pesquisa, ou seja, uma prática que engloba a análise de tudo o que é facultado na pesquisa, passando pela reflexão crítica, organização, etc… Neste campo, acho que se fez uma boa abordagem, aquando da pesquisa na internet das informações sobre a Biografia e Bibliografia da escritora. Foi uma forma de também se trabalhar um pouco a área das TIC. Os materiais utilizados (livro, computador, internet, PowerPoint…), eram sedutores, ajudando a contribuir para o sucesso da actividade.
A maioria dos alunos correspondeu com entusiasmo e inspiração às actividades propostas, respondendo positivamente ao que lhes foi pedido.
Na construção do cartaz, os alunos mostraram imaginação e criatividade.
O carácter lúdico de quase toda a sessão suscitou, quase sempre, um empenhamento e uma concentração elevada de quase todos os alunos.
Por isso, considero que no global, os objectivos definidos para esta sessão foram atingidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário