Turma: 4.º A
Objectivos da Intervenção:
- Desenvolver as capacidades de ouvir e discriminar os sons circundantes.
- Desenvolver as capacidades de memorizar e explicitar sequências de sons.
- Favorecer o poder criador dos alunos.
- Desenvolver a imaginação e sensibilidade.
- Desenvolver a capacidade de identificação dos sons que constituem a palavra.
Desenvolvimento das actividades:
- Breve diálogo com os alunos, sobre o Magusto realizado no dia 11 de Novembro.
- Apresentação da Lenda de S. Martinho, utilizando imagens da mesma (em cartolinas) e contada por alguns alunos, à restante turma.
- Ordenação da história, numa cartolina, com as imagens.
- Leitura, feita pelo professor, de algumas quadras e ladainhas alusivas ao tema (magusto).
- Em grupo, reflexão sobre os sons da língua, para identificação das palavras que rimam e explicitação do bocadinho que é igual nas palavras identificadas.
- Reescritas das quadras e ladainhas sugerindo aos alunos que substituíssem as palavras atrás identificadas, por outras que rimassem. Recriação de novas quadras e ladainhas, acrescentando novas palavras.
- Apresentação do cartaz à restante turma.
Recursos:
- Quadro preto.
- Imagens para a História da Lenda de S.Martinho.
- Caneta.
- Cartolina.
- Cola.
- www.eb23-diogo-cao
- Brochura do PNEP: O conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica.
Veja aqui o resumo da Lenda de S.Martinho
Veja aqui algumas quadras sobre castanhas
Reflexão:
Esta sessão foi planificada, tendo em atenção a função pedagógica e lúdica das rimas infantis, aproveitando, ao mesmo tempo, a época do ano e actividades já realizadas (exemplo: Magusto) como motivação para uma maior concentração e envolvimento dos alunos no decorrer das actividades propostas.
Os materiais utilizados (as imagens da Lenda de S. Martinho e o PowerPoint), eram encantadores, o que muito contribuiu para o sucesso da actividade.
A construção do cartaz com a Lenda de S. Martinho foi uma actividade que motivou muito os alunos, mantendo-os empenhados e concentrados na sua construção.
As quadras e ladainhas utilizadas possibilitaram desenvolver jogos de palavras e sons (substituição de palavras por outras que rimam, recriar e inventar novas quadras e ladainhas, acrescentando novas palavras), criando um ambiente lúdico favorável à aprendizagem.
Por isso, numa primeira abordagem ao tema “consciência fonológica”, a meu ver, no geral, os objectivos definidos para esta sessão foram atingidos.
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