sexta-feira, 5 de junho de 2009

PNEP-2008/2009 - 2.ª Sessão - 7/10/2008

Domínio: Formação de leitores - Literatura Infantil

Turma: 4.º A


Objectivos da Intervenção

- Ouvir e ler histórias que correspondam aos interesses dos alunos.

- Exprimir-se oralmente de forma clara, criativa, confiante, autónoma e audível, com adequação ao objectivo comunicativo.

- Apreender a mensagem de um texto.

- Caracterizar psicologicamente as personagens principais.

- Ser capaz de avaliar comportamentos e atitudes.

- Resumir textos a partir de imagens.

Desenvolvimento das actividades:

Actividade de pré-leitura:

- Exploração das informações da capa e contracapa do livro (título, autor e ilustrador).

- Exploração táctil do livro (manuseamento do mesmo para verificarem o tipo de material).

- Exploração visual do livro (ilustrações e cores utilizadas).

- Preenchimento de uma ficha com os elementos recolhidos nesta actividade.

Actividade durante a leitura:

- Leitura, em voz alta da história “A Galinha Ruiva”, acompanhada com o
manuseamento de fantoches, pelo professor, no Cantinho da Leitura.

Actividade pós-leitura:

- Breve diálogo com os alunos para assegurar que compreenderam o enredo da história.

- Ordenação da história, no quadro, com imagens (feitas em cartolina).

- Construção, em grupo, do resumo da história. Cada aluno, individualmente, foi ao quadro escrever a legenda/resumo, referente a cada imagem.

- Preenchimento da ficha de resumo.

Recursos:

- Manual da História “A Galinha Ruiva”, reconto de António Torrado.

- Fantoches das personagens da história.

- Cartolinas (com as imagens).

- Caneta.

- Quadro.

- Ficha de leitura.



Fotos da Sessão
Consulte aqui:


Reflexão

Esta sessão foi cogitada, tendo em atenção as características da turma, valorizando o humor e a dinâmica colocada na leitura da história pelo professor (acompanhada com o manuseamento de fantoches e imitação de vozes), como motivação para uma maior concentração e envolvimento dos alunos no decorrer das actividades propostas.
Os materiais utilizados (livro, fantoches, imagens feitas em cartolina), eram atraentes, ajudando a contribuir para o êxito da actividade.
A maioria dos alunos correspondeu com entusiasmo e motivação às actividades
propostas, respondendo às questões levantadas, tirando mesmo as suas próprias
conclusões.
No preenchimento da ficha de leitura, os alunos mostraram ter compreendido os
assuntos tratados.
Por isso, no global, os objectivos definidos para esta sessão foram atingidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário